MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO

INAEP

MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO


No começo do século XX os princípios para o concreto protendido começaram a nascer nos trabalhos pioneiros de Koenen e Mörsh, porém o concreto protendido se consolidou através de Eugène Freyssinet. Freyssinet é considerado o "pai do concreto protendido" por inventar e patentear diversos métodos contrutivos em protendido. Com toda essa tecnologia disponível somente em 1948 foi construída a primeira obra em concreto protendido no Brasil, a Ponte Galeão tendo 380 metros de comprimento, com tecnologia Freyssinet. Tivemos outras inúmeras obras emblemáticas no Brasil em concreto protendido como por exemplo: O MASP, a Ponte Rio-Niterói, o MAC ( Museu de Arte Contemporânea), etc. Porém o consumo de aço de protensão no Brasil vem aumentando gradativamente, a passos lentos podendo afirmar que o consumo brasileiro não chega a 10% do consumo dos EUA. Levando em conta o número de habitantes de casa país como base, o Brasil deveria consumir pelo menos 65% do consumo americano. O MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO – INAEP quer fomentar, impulsionar, potencializar e principalmente preparar os participantes do programa nos assuntos atinentes ao meio da protensão, de forma que se aproximem, integrem e criem oportunidades para utilização e desenvolvimento da protensão nas suas diversas modalidades.
O curso tem por objetivo preparar o participante com foco total no DIMENSIONAMENTO de Estruturas Protendidas.
Fornecendo conhecimento para que o aluno possa:
1. Analisar qual sistema em concreto protendido mais adequado para cada situação de obra;
2. Dimensionar lajes protendidas;
3. Dimensionar vigas protendidas;
4. Dimensionar radiers protendidos;
5. Dimensionar pré-fabricados protendidos;
6. Calcular a armadura de punção em lajes considerando diversos layouts de pilares, (Studs ou Estribos)
7. Escolher adequadamente parâmetros para modelagem de elementos protendidos
8. Utilizar os softwares TQS e ADAPT para o suporte e cálculo de projetos protendidos; No caso do software EBERICK somente integração pois atualmente o mesmo não faz cálculos de elementos protendidos;
9. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados a concreto protendido;
10. Demonstrar a Integração EBERICK/ADAPT para projetos em BIM;
11. Utilização do TQS para projetos em BIM;
12. Verificar os parâmetros de estabilidade e dimensionamento de edifícios protendidos.
O MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO conta com profissionais renomados e testados em suas respectivas áreas, propiciando ao participante uma experiência de aprendizado incrível. Garante ao aluno segurança e solidez para que possa desenvolver projetos em concreto protendido. Além de todos os benefícios citados o participante recebe ao final do curso ** o certificado de MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO COM 160 HORAS, e no site do INAEP estará um diretório com todos participantes certificados, atendendo assim os requisitos do mercado de trabalho , ou seja, ter profissionais qualificados e preparados para exercer trabalhos atinentes ao concreto protendido com base na teoria e prática com o olhar nos avanços tecnológicos mais recentes em concreto protendido. ** Após frequentar às aulas e obter 75% de freqüência o participante poderá fazer a prova e obter a certificação do mesmo. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota maior que 7,0/10.0 na prova de certificação.
-Introdução ao Concreto Protendido.
-Princípios do Dimensionamento em Concreto Protendido
-Dimensionamento de Vigas Protendidas
-Dimensionamento de Lajes Protendidas
-Dimensionamento à Punção
-Dimensionamento de Radier Protendido
-Dimensionamento de Pré-Fabricados Protendidos
-Modelagem de Elementos Protendidos - I ( Hands ON)
-Modelagem de Elementos Protendidos - II ( Hands ON)
-Lançamento e Processamento de um Edifício Protendido ( Hands ON)
O curso MASTER EM CONCRETO PRROTENDIDO é um curso livre de aperfeiçoamento profissional promovido pelo INAEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS com 160 horas. No final do curso após aprovação maior que 7,0 o participante receberá o CERTIFICADO MASTER EM CONCRETO PROTENDIDO.
Não é mestrado, não é pós-graduação e nem especialização.
Prof. Fabio Albino de Souza

Engenheiro civil, defendeu Mestrado em 2013 na FEC-UNICAMP e CEO EBPX (Escritório Brasileiro de Protensão). Frequentou cursos de protensão no tradicional Imperial College London e em 2010 recebeu uma das maiores certificações em protensão entrando para Certified Field Personnel Directory (Level 1 Unbonded PT - Field Installation). Publicou dezenas de artigos em conferências internacionais, conferências nacionais e revistas especializadas. Em 2012, fundou e foi presidente do SELAP - Seminário Latino Americano de Protensão.

Prof. Carlos Henrique Siqueira

Engenheiro Civil pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com doutorado e mestrado em Ciências pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-graduação em Estruturas pela COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui trabalhos técnicos publicados nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Canadá, Itália, Áustria, Grécia, Alemanha, Nigéria e Índia. Atuou como responsável pela manutenção da Ponte Rio-Niterói.

Prof. Rubens Migliore

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Barretos (1980), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Atualmente é docente em cursos de pós-graduação ligados à Engenharia de Estruturas (Unilins, Sociesc, Incursos, Metrocamp, Unidavi e Idd). Sócio-proprietário da empresa Migliore & Pastore Engenharia Ltda. Diretor Regional da ABECE São José do Rio Preto.

Engº Mauer Egas

Engenheiro Civil formado pela Universidade federal do Paraná em 2005; Estagiário na área de estruturas de 2001 a 2004 na Tesc Consultoria; Engenheiro júnior na área de estruturas de 2006 a 2008 na AS Estruturas; Engenheiro na AS Estruturas, atuando em diversas obras no Paraná e Brasil como shopping centers, estádios de futebol e grandes edifícios com as mais variadas tipicidades e soluções estruturais; professor da Universidade Tuiuti de 2010 a 2012 nas cadeiras de protensão e sistemas estruturais; Professor de pós graduação do Instituto IDD em diversos cursos latu-senso ligados as áreas de engenharia de estruturas; Professor do Master de Protensão do INAEP; Idealizador e Instrutor do curso de Modelos Avançados com o TQS, voltado para modelagem de estruturas complexas; Palestrante em diversos eventos de assuntos ligados a engenharia de estruturas por todo o Brasil.

Prof. Alexandre Souza Silva

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá em 1994 (Prêmio Escola de Engenharia Mauá). Mestre em Engenharia Civil pelo Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica de São Paulo em 2002, com a dissertação: “Comportamento de pilares curtos confinados por compósitos de fibras de vidro e carbono”. Pós Graduado (Especialização) em Elementos Estruturais Protendidos pela Faculdade Metrocamp - Grupo Ibmec Educacional S.A. em 2016. Professor no curso de Pós Graduação em Estruturas Protendidas na Faculdade IDD.

Prof. Maurício Sgarbi

Engenheiro Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2005. Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) pelo Programa de Engenharia Civil (Área de Estruturas) em 2008, com a dissertação: "Contribuição da rigidez a flexão das lajes para a estabilidade global de edifícios". Professor Adjunto-Classe C - Nível 1 na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Professor de Cursos de Pós-Graduação nas seguintes instituições: Elementos Estruturais Protendidos pelo grupo IBMEC na universidade METROCAMP - Campinas-SP; Elementos Estruturais Protendidos pelo grupo IDD - Curitiba-PR; Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas - UCEFF- Chapecó-SC.

Prof. Marcelo Silveira

Engenheiro Civil, pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, tendo concluído o curso em julho de 1980. Foi Engenheiro do Departamento de Obras e Projetos da Universidade Federal do Ceará - UFC, de 1982 a 1991. Foi professor do Curso de Extensão Edifícios em Concreto Armado da Universidade Federal do Ceará – UFC em convênio com a Associação Técnico Científica Paulo de Frontin – ASTEF. É professor da disciplina de concreto protendido do curso de Pós Graduação da UNIFOR. É professor convidado do IDD, na disciplina de concreto protendido.

Documentos Necessários

PÚBLICO-ALVO

I N A E P - Instituto Nacional de Estruturas Protendidas.