PRO-EAD EM CONCRETO PROTENDIDO

INAEP

PRO-EAD EM CONCRETO PROTENDIDO


                                                                                                                                               
O curso tem por objetivo fomentar o uso da protensão provendo ao projetista de concreto armado uma oportunidade para começar a DIMENSIONAR Estruturas Protendidas.
Fornecendo conhecimento para que o aluno possa:
1. Analisar qual sistema em concreto protendido mais adequado para cada situação de obra;
2. Dimensionar lajes protendidas;
3. Dimensionar vigas protendidas;
4. Dimensionar radiers protendidos;
5. Calcular a armadura de punção em lajes considerando diversos layouts de pilares, (Studs ou Estribos);
6. Utilizar os softwares EBERICK, TQS e ADAPT para o suporte e cálculo de projetos protendidos.

-Introdução ao Concreto Protendido. (4 HORAS)
-Perdas de Protensão ( 6 HORAS).
-Dimensionamento de Vigas Protendidas e Lajes Protendidas (16 HORAS).
-Dimensionamento à Punção (6 HORAS).
-Dimensionamento de Radier Protendido (8 HORAS.)
-Modelagem de Elementos Protendidos - I ( Hands ON) – (8 HORAS).
-Modelagem de Elementos Protendidos - II ( Hands ON) – (8 HORAS).
O curso PRO-EAD EM CONCRETO PRROTENDIDO é um curso livre de aperfeiçoamento profissional promovido pelo INAEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS com 56 horas. No final do curso após aprovação maior que 7,0 o participante receberá o CERTIFICADO PRO-EAD EM CONCRETO PROTENDIDO.
Não é mestrado, não é pós-graduação e nem especialização.
Prof. Fabio Albino de Souza

Engenheiro civil, defendeu Mestrado em 2013 na FEC-UNICAMP e CEO EBPX (Escritório Brasileiro de Protensão). Frequentou cursos de protensão no tradicional Imperial College London e em 2010 recebeu uma das maiores certificações em protensão entrando para Certified Field Personnel Directory (Level 1 Unbonded PT - Field Installation). Publicou dezenas de artigos em conferências internacionais, conferências nacionais e revistas especializadas. Em 2012, fundou e foi presidente do SELAP - Seminário Latino Americano de Protensão.

Prof. Carlos Henrique Siqueira

Engenheiro Civil pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com doutorado e mestrado em Ciências pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-graduação em Estruturas pela COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui trabalhos técnicos publicados nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Canadá, Itália, Áustria, Grécia, Alemanha, Nigéria e Índia. Atuou como responsável pela manutenção da Ponte Rio-Niterói.

Prof. Rubens Migliore

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Barretos (1980), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Atualmente é docente em cursos de pós-graduação ligados à Engenharia de Estruturas (Unilins, Sociesc, Incursos, Metrocamp, Unidavi e Idd). Sócio-proprietário da empresa Migliore & Pastore Engenharia Ltda. Diretor Regional da ABECE São José do Rio Preto.

Prof. Rodrigo Koerich

Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui mais de 20 anos de experiência em projetos estruturais de edifícios, obras de drenagem, saneamento e estruturas especiais em concreto armado. Atualmente é Gerente de Produtos e Serviços da AltoQi Tecnologia aplicada a engenharia, empresa que desenvolve softwares para projetos de Estruturas de concreto armado, instalações hidráulicas e elétricas, com mais de 36 mil clientes no Brasil e no exterior. Participa de comissões de revisão e elaboração das normas ABNT NBR 6118, NBR 9062 e do projeto de norma BIM(CEE:134).

Prof. Alexandre Souza Silva

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá em 1994 (Prêmio Escola de Engenharia Mauá). Mestre em Engenharia Civil pelo Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica de São Paulo em 2002, com a dissertação: “Comportamento de pilares curtos confinados por compósitos de fibras de vidro e carbono”. Pós Graduado (Especialização) em Elementos Estruturais Protendidos pela Faculdade Metrocamp - Grupo Ibmec Educacional S.A. em 2016. Professor no curso de Pós Graduação em Estruturas Protendidas na Faculdade IDD.

Prof. Maurício Sgarbi

Engenheiro Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2005. Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) pelo Programa de Engenharia Civil (Área de Estruturas) em 2008, com a dissertação: "Contribuição da rigidez a flexão das lajes para a estabilidade global de edifícios". Professor Adjunto-Classe C - Nível 1 na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Professor de Cursos de Pós-Graduação nas seguintes instituições: Elementos Estruturais Protendidos pelo grupo IBMEC na universidade METROCAMP - Campinas-SP; Elementos Estruturais Protendidos pelo grupo IDD - Curitiba-PR; Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas - UCEFF- Chapecó-SC.

Prof. Marcelo Silveira

Engenheiro Civil, pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, tendo concluído o curso em julho de 1980. Foi Engenheiro do Departamento de Obras e Projetos da Universidade Federal do Ceará - UFC, de 1982 a 1991. Foi professor do Curso de Extensão Edifícios em Concreto Armado da Universidade Federal do Ceará – UFC em convênio com a Associação Técnico Científica Paulo de Frontin – ASTEF. É professor da disciplina de concreto protendido do curso de Pós Graduação da UNIFOR. É professor convidado do IDD, na disciplina de concreto protendido.

INFORMAÇÕES DO CURSO

  • Início: 25 de Junho de 2019
  • Término: 24 de Setembro de 2019
  • Horário : 19h00 às 23h00
  • Periodicidade: Toda Terça-Feira
  • Carga Horária: 56 horas
  • Investimento:
    Membros INAEP: á vista R$ 2150.00, podendo pagar em até 12x pelo PagSeguro.
    Não Membros INAEP: á vista R$ 2500.00, podendo pagar em até 12x pelo PagSeguro.
  • Confirmação da turma: Mínimo de 20 alunos e máximo de 30 alunos

Documentos Necessários

  • Ficha de Inscrição
  • 02 fotos 3×4 recentes
  • Comprovante de residência
  • Carteira de Identidade e CPF (cópia autenticada)
  • Histórico Escolar de Graduação (cópia autenticada)
  • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

PÚBLICO-ALVO

  • Destina-se aos graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, tecnólogos em construção civil e áreas afins, que atuam ou desejam atuar na área.

I N A E P - Instituto Nacional de Estruturas Protendidas.